Categorias
Produtividade

Como disciplina + propósito podem dar sentido para as nossas vidas?

Até parece estranho eu iniciar este artigo com essa pergunta, não é mesmo? Eu defendo que o propósito é, sim, item relevante para qualquer pessoa ou marca gerar relevância nos dias de hoje. Inclusive, ter um propósito é como ter uma bússula que guia e dá significado à vida.

Mas a discussão hoje é sobre as pessoas que estão em busca de algo maior e não sabem como – e isso acontece porque nem sempre têm um propósito claro e definido. Estou falando desde coisas simples até desafios mais complexos, que muitas vezes não conseguimos executar como queríamos. Seguir uma rotina saudável, praticar exercícios, fazer mudanças no negócio para prosperar e alcançar resultados expressivos… Tudo isso entra nesse debate.

Mas vamos lá: será que todas as pessoas têm, de fato, um propósito claro e definido de vida?

Pode ser que não. E não vejo nenhum problema nisso. Porém, todos têm sonhos, metas profissionais, buscam equilíbrio financeiro, encontrar o grande amor da vida, e por aí vai… E quando o objetivo não é atingido, nem sempre significa falta de PROPÓSITO, mas falta de DISCIPLINA.

Em um podcast que escutei recentemente, o Bernardinho, ex-técnico de vôlei e palestrante, fala bastante sobre a importância de ter disciplina, que nada mais é do que a rotina para você conseguir atingir o seu sonho. Ou seja, é levantar cedo e se doar ao máximo para fazer a empresa crescer, é correr no frio ou até mesmo na chuva para aumentar a perfomance dos treinos, é não se acomodar com as coisas que estão indo bem e até mesmo seguir motivado quando receber o “não” de um cliente.

Muitas vezes buscamos desculpas quando as coisas não dão certo. Somos craque nisso! Eu me incluo nessa e ainda penso que devemos colocar todas as metas no papel (não só no início do ano) para ir conquistando com calma, um passo de cada vez, e riscar a cada conquista. Desta forma nos motivamos e ficamos felizes com os pequenos avanços que conseguimos ao longo da vida. Tome cuidado com sonhos megalomaníacos e metas difíceis, pois podemos nos frustrar.

Eu não só acredito no que o Bernardinho disse, como tento me motivar diariamente. Coloco no calendário aquelas pequenas tarefas que preciso cumprir ao longo do dia, sejam elas simples, como lavar o carro, ou mais difíceis, que entram no âmbito profissional. Precisamos nos concentrar e direcionar a energia necessária para conquistar algo a mais. Energia que nos move e dá coragem para enfrentarmos as batalhas diárias em nossa jornada de descoberta.

Eu acredito muito no poder do propósito e acho que ele pode mudar ao longo da vida, mas é importante ter crenças, valores e colocar na mesa aquilo o que você tem como objetivo de vida, seja ele qual for. O propósito ajuda a tomar decisões difíceis, direcionar as escolhas que nos motivam e nos fazem bem, simples assim! Já disciplina é o como: como chegaremos no objetivo? Quais pessoas eu posso colocar na jornada para conquistar a meta? Quanto tempo e dinheiro eu precisarei investir? Quanta energia e fé? E o quão disposto estou a esperar o momento certo para que as coisas aconteçam?

Se posso dar mais uma dica para fechar este assunto, tente descobrir o que te motiva, faça um quadro com as coisas que você gosta, pessoas que admira, negócios que dão certo, empresas inspiradoras e tudo aquilo o que te faz bem. Feito isso, escreva abaixo o que você quer para o seu futuro em uma única frase. E aí, comece hoje mesmo a tomar decisões para chegar no objetivo e definir como irá fazê-lo. Como despedida, veja o quadro que criei abaixo para compartilhar com vocês =D

https://www.danielfaulin.com.br/post/como-disciplina-prop%C3%B3sito-podem-dar-sentido-para-as-nossas-vidas

Por Daniel Faulin

Por adriano

Criador da Go Go Go. Amante de empreendedorismo, música e games.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.